2as Sem Carne

Diana Sousa

Diana Sousa . Designer, 26 anos, Lisboa

 

P: És carnívora ou vegetariana?

R: Evito ao máximo comer carne. Só em situações pontuais, em casa de amigos que não têm alternativa, ou no estrangeiro quando tenho pouca opção, mas por escolha minha não. é uma escolha pelo que sinto pelos animais.

 

P: Quando é que tomaste essa decisão?

R: Eu sempre tive alguma sensibilidade com os animais e perante tudo o que acreditava achava que era insensato comer carne. No meio familiar não aceitam muito bem a minha opção, quando saí da faculdade e comecei a trabalhar, conseguida a independência financeira, ia ter a minha independência de escolhas.

 

P: No início como foi?

R: É sempre complicado quando as escolhas não se inserem no que é normal na sociedade.Há sempre os que gozam, os que acham ridículo. há muita resistência. É preciso alguma convicção.

 

P: E tentas influenciar?

R: Não imponho nada. Mas acho que já consegui que algumas pessoas se tornassem mais sensíveis aos meus motivos, o que já é importante.

 

P: Emocionalmente como te sentes com esta opção?

R: Sinto que sou mais justa comigo porque não estou a compactuar com uma coisa em que não acredito. Acho que é uma evolução de sensibilidade humana. Espero que toda a sociedade caminhe neste sentido.

 

P: Situações caricatas ?

R: Tenho algumas situações que são engradadas mas não têm muita graça. Do género: "não comes carne então faço-te uma sandes de fiambre" ou "tenho ali galinha". Mostra muita distância que as pessoas têm perante o que comem que é carne. É animal.

 

P: E o que achas da campanha?

R: Já o faço quase a 100%, por isso acho muito bem. Acho sobretudo que os esforços deviam ser feitos a nível escolar. Não tenho pretensão de mudar a geração dos meus pais, mas ensinar as crianças a respeitarem a vida dos animais, deixando de os ver como objectos. Se comessem carne que se saiba que houve respeito pelo animal. Se for preciso a minha ajuda, vou contribuir.

Está em... Home Amigos e apoiantes Diana Sousa