2as Sem Carne

Sabor fazer

Vegetariana desde 2003, e com enorme paixão pela culinária e afins, Ana Castro é mãe a tempo inteiro e dedica-se à educação e formação dos seus três filhos, aspirantes a homeschoolers e todos vegetarianos! Ana adora partilhar os benefícios de se praticar uma alimentação natural, ecológica e sustentável.. e não foi por acaso que fez nascer a Sabor Fazer.. 

Tudo começou quando Ana e família trocaram Lisboa pelo sossego do Entroncamento, em finais de 2011. Depois de 10 anos em processo de transição para um regime estritamente vegetariano – primeiro a carne e lacticínios, depois o peixe e os ovos e, por fim, o queijo – surgiu a dificuldade: onde comprar produtos naturais e biológicos? O que comprar? E como fazem os outros? Simplesmente não fazem. Onde não há oferta não há procura e se não há procura não há oferta. Depois de recorrentes compras online e idas à capital para encher a despensa, surgiu a ideia: e se existisse um serviço que elaborasse ementas semanais, com receitas saudáveis, saborosas e simples de concretizar, comprasse os principais ingredientes, desse dicas para não desperdiçar tempo nem dinheiro e.. enviasse tudo isto para casa? 

Assim chegou a Sabor Fazer, marca lançada no início de 2013, cujo core se centra na venda de ingredientes naturais e biológicos (100% vegan). Mas não só: com o intuito de ajudar quem quer fazer uma alimentação saudável e ecológica, a Sabor Fazer propõe menus previamente elaborados, enviando (por ctt) os principais ingredientes que compõem cada uma das receitas, ao mesmo tempo que faculta dicas e informação alimentar, esclarecendo dúvidas e desmotivando receios, normalmente associados a este regime alimentar e estilo de vida. 

A Sabor Fazer elabora menus equilibrados, do ponto de vista nutricional, e que se adequam a qualquer fase da vida. Menus que têm como ponto de partida o desperdício zero e a optimização de recursos: usar os ingredientes que se tem na despensa, cozinhar apenas uma vez por dia e aproveitar sobras para a elaboração de outras refeições.As receitas são inspiradas na cozinha tradicional portuguesa, e de todo o mundo, e os ingredientes são 100% vegetais, e também oriundos de todo o mundo: desde os queijos suíços, farinhas e leguminosas francesas, mortadelas italianas aos aromáticos e deliciosos enchidos portugueses.

A Sabor Fazer também partilha e mostra como faz refeições, mostra e partilha ingredientes: divulgando e inspirando hábitos de alimentação mais saudáveis e ecológicos. A Sabor Fazer surgiu para ajudar quem quer iniciar este estilo de vida, quem não têm como “alimentar” este longo e, muitas das vezes, difícil processo, e também quem ainda não sabe que quer ou precisa de ajuda..

Em paralelo, a Sabor Fazer promove workshops, ateliers e sessões de culinária, faz consultoria alimentar e catering: mostrando como é fácil, não tão caro quanto se julga e importante praticar este tipo de alimentação.

A Sabor Fazer surgiu para colmatar duas grandes lacunas: a ainda muito concentrada oferta de produtos naturais, biológicos e de qualidade e a desinformada procura por tais produtos, desmistificando ideias e (pre)conceitos que tanto têm contribuindo para a ainda pouca adesão ao vegetarianismo e a um estilo de vida mais saudável, responsável e consciente.

A Sabor Fazer começou por apoiar o movimento internacional “2as Sem Carne”, oferecendo duas refeições sem carne todas as segundas-feiras ou kits “1 dia por semana sem carne”: “substituto de carne” (enchido/seitan/tofu/soja) + receita tradicional portuguesa veganizada: “favas com chouriço”, “feijoada à transmontana”, “ensopado de borrego”, etc..). Iniciativa local que perdura e que vai provocando alguma agitação e curiosidade.

Apoiamos com muito carinho o Projecto da Ana Castro, conheça-o melhor em saborfazer.pt

 


Está em... Home Amigos e apoiantes Sabor fazer