2as Sem Carne

Glossário

 

A

Abacate

Agave

Amaranto

Avelã


B

Boulgour - Para quem não sabe o que é o boulgour, aqui fica uma pequena explicação.

O boulgour (ou bulgur) é um cereal produzido a partir de diferentes espécies de trigo, mas mais frequentemente a partir de trigo duro, o mesmo usado para a preparação das massas alimentícias.

Este cereal é usado com maior frequência na cozinha do médio oriente, indiana e mediterrânica, sendo parte integrante da cozinha tradicional turca.

Para o fabrico do boulgour, os grãos de trigo são parcialmente cozidos, depois são secos ao sol, e por fim são partidos. As dimensões do grão, depois de partido, são variáveis.

Comparativamente com o arroz branco, por exemplo, o boulgour tem mais fibras e proteínas, um menor índice glicémico (ou seja, é absorvido mais lentamente pelo nosso organismo) e mais vitaminas e minerais.

Podem adquirir o boulgour em várias ervanárias ou lojas de produtos naturais. Alguns hipermercados também podem ter. Mas lembre-se, prefira o boulgour biológico, pois terá muito mais propriedades nutricionais.



C

Castanha

Castanha do Maranhão

Chia

Clorela

Curcuma

Cuzcuz

Cacau


D



E

Espargos

Espirulina



F

Favas

Feijão

Figo

Framboesas



G

Goji



H



I



J




K


L

Lentilhas

A Lentilha É um alimento antigo e pertence à família das leguminosas. Existem vários tipos, as mais conhecidas são as verdes e castanhas, mas também existem nas cores preto, amarelo e laranja. 

Têm a forma de disco, redondo, oval em forma de coração, pequenos em tamanho mas também o seu tamanho difere entre grandes e pequenas. Na cozedura os diferentes tipos de Lentilhas também ganham consistência diferente. Podem ser vendidos inteiros ou cortados. Podem ser consumidos em grão, farinha, puré, germinadas, sopas, em saladas etc.

Seja qual for a cor que escolher, todas são bastante nutritivas. São uma boa fonte de fibras (ajudam a baixar o colesterol e a controlar distúrbios de açúcar no sangue). Oferecem também uma boa quantidade de sais minerais, vitamina B1, Magnésio, ferro e proteínas. Tudo isto com poucas calorias. Só boas notícias.



M

Maca

Macadâmia, Noz

Millet

Mizo




N

Noz



O



P

Pinhão

Physalis



Q

Quinoa



R



S

Sarraceno, Trigo

Seitan

Sésamo

Spirulina

Soja



T

Tahini

Tâmara

Tempeh

O tempeh é um alimento fermentado a partir de sementes de soja branca da Indonésia, com um aroma a nozes e uma textura densa e ligeiramente carnuda. Constitui um alimento forte, com um sabor mais intenso que outros derivados da soja.

A acção das enzimas durante a fermentação faz com que as sementes sejam mais digeríveis, enquanto o micélio que é utilizado para as envolver fornece valiosa vitaminas do complexo B de origem vegetal (130 % das necessidades diárias). Pode ser comprado em várias lojas, onde se compra normalmente o tofu e o seitan. 

 

Tofu



U

Uva



V



W



X




Y



Z


Está em... Home