2as Sem Carne

Resposta da Comissão Europeia a uma questão da União Vegetariana Europeia EVU acerca do tópico "Mudança climática e nutrição"

"Aumentar a consciência do impacto no clima do nosso comportamento como consumidores é importante. Organizações como a União Vegetariana Europeia podem desempenhar um papel importante. Mais do que qualquer política teórica de comando e controlo levada a cabo por governos, a consciência dos consumidores desempenha um papel significativo na mudança dos padrões de consumo dos produtos agrícolas. Neste sentido gostaria de vos encorajar a continuar o vosso trabalho."

Infelizmente a U.E. é muito reservada no que toca às suas conclusões acerca das consequências do consumo de carne. No entanto, a dica seguinte pode ser encontrada (após alguma pesquisa) na sua página web de mudança climática:

"Comam os vossos vegetais! Produzir carne é intensivo em CO2 e metano e requer enormes quantidades de água. De facto, animais ruminantes, como bovinos, ovinos e caprinos são grandes produtores de metano devido à forma como o seu sistema digestivo processa a comida."