2as Sem Carne

Nuno Calado

 

Nuno Calado . Locutor de Rádio

 

P:Geralmente opta por realizar as suas refeições de 2ªf fora de casa? Acha fácil encontrar restaurantes que tenham essas opções? Ou costuma cozinhar em casa comida vegetariana?

R:Os almoços de 2ªf são sempre uma incógnita em relação a hora e local, umas vezes são em casa outras fora. Quando são em casa a comida vegetariana é a única solução pode acontecer na cozinha e até as cadelas gostam de provar. Quando são almoços fora existe sempre a preocupação de encontrar um restaurante onde possibilite a concretização de uma 2ªf sem carne. Quando deixei de comer carne era muito mais difícil encontrar esses restaurantes do que hoje em dia. Agora até os hipermercados já tem as suas secções vegetarianas. acho que nesta matéria Portugal evolui muito nos últimos 20 anos.

 

P:O que o motivou a tomar esta decisão?

R:Na verdade quando decidi há alguns anos deixar de comer carne foi apenas porque senti vontade de o fazer e porque estava numa fase de mudança, só mais tarde apareceu o lado racional apoiado em números e factos que levam qualquer um a ponderar o reduzir o consumo de carne ou até mesmo eliminar-lo.

 

P:Julga importante informar mais pessoas neste sentido? e porquê?

R:Claro que é importante informar as pessoas, penso que terá de ser feito de um modo em que não seja o bem vs o mal, deve deixar espaço para a decisão de cada um poder ser feita de plena consciência e por isso com uma vontade mais vincada e maior convicção. 

 

P:Está ciente dos problemas que acarreta o consumo exagerado de carne para o planeta?

R:Hoje em dia tenho uma noção muito mais real, não sei se será ainda a noção completa. Apesar de ter deixado de comer carne no inicio de 99, só tomei real conhecimento de alguns números que são verdadeiramente assustadores durante a campanha do PAN.

 

P:Sempre teve tendência a optar por este estilo de alimentação ou surgiu algo na sua vida que o fez mudar? O que foi?

R:Enquanto vivi em casa dos meus pais sempre tive uma alimentação em que a carne fazia parte dessa dieta. Quando sai de casa os meus habitos alimentares foram lentamente mudando e a carne foi passando para 2º plano, até que numa fase de alterações na minha vida privada me levaram a pensar que já que estava num período de mudança então que esta fosse maior e até mais saudável. Nessa altura deixei de comer carne e beber álcool, penso que foi tudo no mesmo dia.

 

P:Qual o animal de quinta com que mais simpatiza?

R:O cão é da quinta e não só por isso atiro mais um, o cavalo.

 

P:Acha que sabendo mais acerca da senciência animal e das suas aptidões e emoções lhe é mais fácil optar por este tipo de alimentação?

R:Sim. concerteza se eventualmente tivesse tido contacto com esse tipo de informação na minha adolescia provavelmente teria parado de comer carne mais cedo. No fundo o que é preciso é tomar consciência das coisas. Sinto que apesar de não ter sido desta forma que tomei a decisão de não comer carne, estou convicto que tomei a decisão certa para mim, para os animais e até posso dar a minha pequena contribuição para o mundo consumindo menos agua por exemplo.

 

P:Acha que se não comer carne a sua saúde fica debilitada?

R:De forma alguma! Nunca senti que ficasse mais débil, antes pelo contrario, sempre tive muitas alergias que desapareceram com a mudança de alimentação, até acho que fico menos vezes doente e tomo menos medicamentos. Penso que essa ideia de que quem não come carne fica mais débil é um verdadeiro mito urbano, a não ser que exista algum problema de saúde associado, o que só acontece em casos muito específicos.

As 2ªf sem carne deviam ser incrementadas na sociedade desde tenra idade nem que fosse para muitos descobrirem a diversidade alimentar. 2ªf sem carne a rockar desde 1999!

https://www.facebook.com/nuno.calado

 

Está em... Home Amigos e apoiantes Nuno Calado