Veganismo e Viagens: Dicas para Ser Vegano em Qualquer Lugar

Viajar como vegano pode parecer desafiador, mas com o planejamento adequado e algumas estratégias inteligentes, é possível desfrutar de uma experiência de viagem sem comprometer seus princípios alimentares.

Neste guia, vamos explorar dicas e sugestões para ajudá-lo a manterse em forma para fazer videos ixxx sem modificar a sua dieta vegana em qualquer lugar do mundo!

1 – Utilize a Aplicação HappyCow

Se há apenas uma coisa que deve fazer para se preparar para a sua viagem, faça isto: descarregue a aplicação HappyCow. O HappyCow é um diretório global de restaurantes veganos, vegetarianos e com opções veganas em todo o mundo. É alimentado pela comunidade, o que significa que qualquer pessoa pode adicionar uma nova listagem, bem como avaliações e fotos.

O HappyCow existe há mais de 20 anos na forma de um site. No entanto, com o recente aumento do interesse pelo veganismo, o número de listagens cresceu exponencialmente nos últimos anos. Enquanto o site é útil para pesquisa prévia à viagem, a aplicação é imprescindível quando estiver no local.

Com um clique, pode ver todas as opções veganas mais próximas de si, não importa onde esteja no mundo. Além dos restaurantes, encontrará também listagens de lojas de produtos naturais, mercados de agricultores e alojamentos vegan-friendly.

2 – Pesquise a Culinária Local

Se estiver a caminho de um destino menos turístico, pode não encontrar muitas listagens no HappyCow. Mas isso não significa que não haja comida vegana onde vai!

Nesta situação, o próximo passo é descobrir um pouco sobre a culinária local e identificar alguns pratos que já são veganos ou que podem ser facilmente veganizados, deixando de fora um ingrediente ou dois.

Dessa forma, não precisará de depender de encontrar restaurantes veganos especializados. Em vez disso, poderá entrar com confiança em restaurantes tradicionais locais e saber o que pedir.

Da primeira vez que viajei como vegano foi numa viagem de três semanas pela Grécia. Estava um pouco nervoso com a perspetiva toda, mas depois de fazer alguma pesquisa, percebi que havia dezenas de pratos veganos na culinária grega!

Isto deve-se em parte à tradição ortodoxa grega de jejum. Muitas pessoas religiosas na Grécia “jejuam” até 180 dias por ano! Isso não significa que não comam nada; apenas significa que evitam certos alimentos de origem animal.

Com apenas algumas exceções, os gregos seguem uma dieta vegana durante o jejum. Interessante, não? Ao aprender sobre a culinária local, também aprenderá sobre a cultura local no local que está a visitar.

3 – Coma em Restaurantes Étnicos

Normalmente, uma culinária terá pelo menos alguns pratos naturalmente veganos, e algumas terão dezenas para escolher. Mas existem destinos onde a culinária local simplesmente não é muito amiga dos veganos.

Por exemplo, na Suíça, onde até o nome do país é sinónimo de queijo. Ou no norte de França, onde a maioria dos pratos é baseada em carne e laticínios, e até mesmo os vegetais são geralmente cozinhados em manteiga. Se este for o caso do destino para onde se dirige, talvez queira evitar os restaurantes locais tradicionais.

Em vez disso, procure restaurantes que sirvam culinárias étnicas que saiba serem vegan-friendly. Não é difícil de encontrar, já que praticamente todas as culinárias mais populares do mundo (com exceção da culinária francesa) incluem muitos pratos à base de plantas.

Num restaurante italiano, por exemplo, poderá obter umas bruschettas de tomate e um prato de pizza ou massa vegana sem qualquer problema. Ou num restaurante chinês, pode pedir para substituir a carne por tofu em qualquer prato. Restaurantes indianos, tailandeses e do Médio Oriente também são opções fiáveis.

Pode ser útil descobrir que tipos de restaurantes étnicos são populares na área que está a visitar. Para continuar com o nosso exemplo do norte de França, é certo que encontrará um restaurante marroquino em praticamente qualquer cidade em França. Portanto, um couscous de vegetais nunca está longe.

Procure Conselhos Locais

4 – Procure Conselhos Locais

As melhores fontes de conselhos sobre onde encontrar comida vegana são os veganos locais que vivem no seu destino. Uma forma de entrar em contacto com eles é juntar-se a grupos locais do Facebook.

Pode fazer perguntas específicas diretamente no grupo, ou apenas dar uma vista de olhos nas recomendações em posts anteriores. Por exemplo, se estivesse a planear uma viagem ao Chipre, poderia procurar no Facebook por “vegan Chipre” e depois clicar na aba Grupos para ver grupos relevantes.

Descobrirá que existem vários grupos ativos para veganos no Chipre, incluindo um administrado pela Sociedade Vegana do Chipre com mais de 3.600 membros, e um dedicado exclusivamente a partilhar produtos veganos encontrados em supermercados. Este último seria extremamente útil se estivesse a planear preparar as suas próprias refeições durante a sua viagem.

Outra forma de encontrar recomendações locais é pesquisar hashtags relevantes no Instagram. As mais óbvias são hashtags com a palavra “vegan” mais o nome do seu destino, como #veganportugal ou #veganlisboa.

Na grande maioria dos casos, encontrará muitas fotos de comida de locais e outros viajantes veganos que passaram pelo local que irá visitar. Se o seu destino for realmente fora do comum, então pode ser necessário alargar um pouco a sua pesquisa, por exemplo, pesquisando por #veganoafricadooeste em vez de #veganoburkinafaso.

5 – Faça Pedidos Especiais

Só porque não vê nenhuma opção óbvia vegana no menu de um restaurante, não significa que não conseguirá ter uma refeição vegana saborosa lá. Isto demorou algum tempo a perceber quando me tornei vegano pela primeira vez, porque sempre pensei que as minhas opções se limitavam ao que estava escrito no menu. Não é verdade!

Não tenha medo de pedir ao pessoal do restaurante para adaptar um prato para si, ou mesmo de fazer algo especial que não esteja listado no menu deles. Isto poderá parecer estranho da primeira vez que o fizer, mas provavelmente não parecerá estranho de todo ao seu servidor.

E se estiver a ficar num hotel que serve pequeno-almoço, envie-lhes uma nota rápida antecipadamente para informar que é vegano e perguntar o que podem oferecer. A maioria dos lugares pelo menos fornecerá leite à base de plantas para cereais e café, mediante solicitação. Até já tive alguns que se esforçaram para fornecer iogurte vegano, croissants veganos e Nutella vegana!

6 – Reserve Acomodação com Cozinha

Uma forma de garantir que consiga comer a comida que deseja é cozinhá-la você mesmo. Reservar um apartamento, vila ou outro tipo de acomodação com acesso a uma cozinha permitirá que prepare as suas próprias refeições, para que não tenha dúvidas sobre o que está a entrar em cada prato.

A Oliver’s Travels oferece vilas e casas de férias com cozinhas modernas que vêm com todas as comodidades necessárias para preparar uma refeição deliciosa.

Ou melhor ainda, contrate um chef privado para preparar a sua comida para si! Se solicitar o serviço de catering de férias deles, o seu próprio chef privado irá até à sua casa de férias e cozinhará e servirá cada prato para si. A Oliver’s Travels oferece uma vasta gama de menus com muitas opções vegetarianas por padrão, e os menus podem sempre ser adaptados para serem veganos mediante solicitação.

7 – Leve Snacks Veganos para Viagem

É sempre uma boa ideia ter uma reserva de emergência de snacks à mão, apenas no caso. Na verdade, eu recomendaria isto a qualquer pessoa que esteja a viajar, vegana ou não. Nunca se sabe quando pode ficar preso num engarrafamento ou ter algum outro atraso imprevisto!

Admito que, à medida que as opções veganas aumentaram ao longo dos anos, fiquei um pouco mais relaxado sobre o facto de levar a minha reserva de comida de emergência. Mas ainda assim, costumo colocar algumas barras de granola ou um pouco de mistura de frutos secos na minha mala, se não tiver mais nada.

Não é necessário exagerar; lembre-se de que poderá reabastecer durante a sua viagem, se necessário. Snacks veganos saudáveis como nozes, frutas secas e barras de energia estão amplamente disponíveis praticamente em qualquer lugar. A ideia é apenas ter sempre algo à mão para comer, para que se encontrar um lugar com opções limitadas de refeições veganas, não se preocupe em passar fome.

Veganismo e Viagens: Dicas para Ser Vegano em Qualquer Lugar

8 – Escolha um Destino Amigo dos Veganos

Se seguir os conselhos dos pontos acima, pode ir a qualquer lugar como vegano. A minha abordagem pessoal às viagens é tentar ver o máximo do mundo possível, e isso não mudou quando me tornei vegano.

Apesar do que disse anteriormente sobre a Suíça não ser amiga dos veganos, vivi lá mais de dois anos como vegano e dei-me bem. Com um pouco de pesquisa, até descobri alguns pratos veganos suíços especializados.

No entanto, se é novo no veganismo e está nervoso com toda esta ideia de viajar como vegano, talvez queira começar por um destino que sabe que vai ser amigo dos veganos. E há muitos por onde escolher!

Existem cidades com movimentos veganos fortes como Berlim na Alemanha, Chiang Mai na Tailândia e Ubud em Bali. Mas também existem muitos países cuja culinária tradicional inclui muitos pratos à base de plantas, mesmo que o veganismo como conceito não seja amplamente conhecido lá.

Exemplos deste tipo de destino amigo dos veganos incluem Itália, Grécia e Índia. A culinária italiana autêntica é muito mais do que apenas pizza e massa e inclui muitos pratos à base de plantas com legumes frescos e leguminosas, especialmente no sul do país. Como explicado acima, a Grécia também tem muitos pratos veganos, graças em grande parte às tradições de jejum na Igreja Ortodoxa Grega.

E a Índia tem mais vegetarianos do que qualquer outro país do mundo. Mais de 30% dos indianos seguem uma dieta lacto-vegetariana, por isso encontrar uma refeição livre de carne, peixe e ovos não é problema nenhum. A única coisa a ter em atenção lá é o laticínio, que pode ser excluído da maioria dos pratos mediante solicitação.

Dê uma olhada neste guia para uma lista das 7 melhores cidades para veganos.

9 – Aprenda Algumas Palavras e Frases Chave

Para muitas pessoas, um dos seus maiores medos sobre viajar para o estrangeiro é não conseguir expressar-se num idioma estrangeiro. É definitivamente uma boa ideia aprender as palavras para carne, peixe, laticínios e ovos no idioma falado no seu destino.

Isto pode ser mais útil do que aprender a dizer “sou vegano”, já que nem todos sabem o que significa “vegano”. E se não se sentir confiante o suficiente nas suas habilidades linguísticas para expressar isto por si próprio, leve consigo um livro de frases ou aplicativo que o faça por si.

O melhor que há é provavelmente o Passaporte Vegano produzido pela Sociedade Vegana no Reino Unido. Ele explica em 79 idiomas diferentes o que os veganos não comem, e também dá muitos exemplos do que comemos. Originalmente disponível apenas como um livro de frases em papel, agora pode descarregá-lo como uma aplicação para o seu smartphone.

10 – Junte-se a uma Excursão Vegana

Espero que, depois de ler isto, se sinta mais confiante em poder realizar todos os seus sonhos de viagem enquanto segue um estilo de vida vegano. Mas se estiver intimidado com a ideia de fazer toda a pesquisa por si próprio, ou se simplesmente não tiver tempo, existe outra opção.

Um número crescente de empresas de viagens está agora a oferecer excursões veganas em diferentes locais em todo o mundo, desde Itália até à Índia e Tailândia. Estas incluem empresas dirigidas por veganos que se concentram exclusivamente no turismo vegano, bem como empresas convencionais que começaram recentemente a adicionar itinerários de comida vegana ao seu repertório.

Além disso, muitas outras empresas estão dispostas a fornecer refeições veganas para participantes individuais mediante solicitação, embora a qualidade da comida provavelmente não seja tão boa quanto numa excursão totalmente vegana. Desde férias de aventura veganas em Belize até cruzeiros veganos de luxo pelos glaciares e fiordes do Chile, pode encontrar uma lista completa de opções de excursões veganas aqui.

Conclusão:

Viajar como vegano pode parecer intimidante no início, mas com as estratégias certas, pode ser uma experiência gratificante e deliciosa. Desde aproveitar as maravilhas da cozinha local até encontrar opções veganas em restaurantes étnicos e fazer pedidos especiais nos locais que visita, há muitas maneiras de garantir que a sua experiência de viagem seja tão vegana quanto desejar.