2as Sem Carne

Comemora-se hoje, 16 de Outubro, o Dia Mundial da Alimentação.

Um excelente dia para lembrarmos aqueles que comem de forma pouco saudável, os que não têm nada para comer e os que são comidos.

Os hábitos alimentares dos países industrializados, baseados em muitos casos num consumo excessivo de carne, têm um enorme impacto na saúde, no ambiente e no bem-estar de biliões de animais que são criados de forma intensiva numa indústria que não olha a meios para atingir o lucro.

Sabemos hoje, com base em dados fornecidos por muitas organizações e organismos internacionais, como a American Dietetic Association, que o consumo excessivo de carne leva a uma maior probabilidade de desenvolver obesidade, doenças coronárias, hipertensão, diabetes e alguns tipos de cancro, por oposição a uma dieta sem carne. Se outra razão não for suficiente para nos levar a repensar os nossos hábitos alimentares, que seja pela nossa saúde.

Por outro lado, há 800 milhões de pessoas no mundo a passarem fome ou com problemas de nutrição. Se os cereais que são usados na pecuária intensiva para alimentar o gado fossem directamente usados para alimentar estas pessoas, não haveria escassez de alimentos, um problema que tende a agravar-se à medida a que aumenta a população mundial. E num mundo onde cada vez mais se manifestam problemas de seca, fará sentido que 23% de toda a água usada na agricultura seja usada nas criações intensivas de gado?

Gado esse que, juntamente com porcos, galinhas e outras espécies, num total de 60 biliões de animais por ano, são sujeitos a crueldades inimagináveis, mantidos em espaços onde muitas vezes nem sequer se conseguem virar sobre si próprios, engravidados à força, retirados de imediato das suas mães, castrados a frio à nascença, alimentados com proteínas para engordarem em dias o que seria normal em meses, medicados com antibióticos que acabam por entrar na nossa cadeia alimentar e muitas vezes mal-tratados e abatidos de forma cruel.

 

Na verdade, o que haverá para comemorar neste dia?

O PAN propõe que se comemore hoje o dia em que todos repensamos os nossos hábitos alimentares. Que seja hoje o dia em que tomamos consciência daquilo que colocamos nos nossos pratos e o impacto que isso tem sobre a nossa saúde, o ambiente e a vida de biliões de animais.

 

Entrevistas

 
 
Está em... Home